domingo, 19 de agosto de 2012

Muito atrasada...

Por conta de umas questões paralelas, terminei ficando ausente, mas, mesmo atrasada, não poderia esquecer os 35 anos da morte de um ídolo... Lutei para achar na internet alguma foto desses dois reis, o do rock e o da comédia, mas o único Jerry que encontrei ao lado de Elvis Presley foi outro gigante do rock, Jerry Lee Lewis (quase...!), num grande encontro entre a fera, "The Killer", e o Rei, num antigo LP:


Este blogue também adora o Rei do Rock: saudades de Elvis Presley... Para recordar mais, vale uma espiada na fanpage do blog Morcegos, no Facebook, do meu amigo Dilberto e, ao fundo, a gente ouve "If I can dream"...

 

E para não ser considerada uma péssima filha, minha homenagem atrasada a grandes pais que adoro: beijos, papais maravilhosos!

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Jerry estreia na Broadway!

Jerry Lewis, com seus 86 aninhos (Jovem Ainda!), está dirigindo seu primeiro musical na Broadway!

Bem que Jerry poderia estar agora descansando, quietinho em casa com a família como qualquer senhor aposentado, depois de tantos anos de trabalho. Mas... Ver Jerry parado? Difícil. Desde 1966, todos os anos ele apresentava o MDA Telethon, um programa que arrecada dinheiro para ajudar crianças com distrofia muscular. Sim, foi esse o programa que o Sílvio Santos trouxe para o SBT e que todos conhecem, mas isso é assunto para um outro dia. Em 2010, Jerry Lewis apresentou seu último programa, e logo o tiraram do comando. Desde então todos achavam que ele finalmente havia se aposentado. Erraram feio.

Na época de seu último Telethon, Jerry já estava planejando um musical chamado The Nutty Professor - A New Musical (O Professor Aloprado - Um Novo Musical). Esse musical é baseado no filme O Professor Aloprado, de 1963, que conta a história de um professor nerd e atrapalhado, que inventa uma fórmula que o transforma em um verdadeiro galã. Jerry estreia na Broadway, dirigindo esse musical. A música é de Marvin Hamlisch, um compositor que ganhou diversos prêmios como Oscars, Globos de Ouro, Emmys e Grammys. A direção musical é de Todd Ellison e quem interpreta Julius Kelp/ Buddy Love é Michael Andrew. 


Jerry Lewis, que não é nada modesto, enche de elogios tanto o filme quanto o musical, e convida o público para assistir, de uma forma que só ele sabe: "O filme que eu fiz em 1963, chamado O Professor Aloprado, ficou tão bom, que eu decidi transformar em um show da Broadway! Eu não vou pedir nada para ninguém, apenas VENHA ASSISTIR, VAI SER ESPETACULAR!".  Acredito que o musical seja espetacular mesmo. Ora, estamos falando do gênio Jerry Lewis, impossível que não seja! Ah! Como eu queria estar lá nos "States" agora, pra assistir... Infelizmente, não dá. Mas fico muito feliz de saber que o nosso jovem Jerry Lewis, de 86 anos está trabalhando. E estreando. Na Broadway.

Acho que o meu querido Rei da Comédia só vai parar mesmo no dia em que for desta para melhor. E olhe lá.

http://nuttyprofessormusical.com/


terça-feira, 24 de julho de 2012

O começo de tudo...

Martin & Lewis, meus herois...

A história dessa dupla, os meus queridos herois da infância, começa em 1946. 

Jerry Lewis, ainda sem carreira,  foi chamado para fazer uma apresentação em um hotel em Manhattan. Lá no hotel, Jerry estava no saguão e viu sair do elevador um cara bonitão, cheio de estilo e botando muita banca... Adivinha quem é? Sim, ele mesmo, Dean Martin! Dean olhou para Jerry e perguntou: "Hey, é você aquele cara do cartaz lá fora? Prazer, sou Dean Martin".

No ano seguinte, eles já se apresentavam no mesmo espetáculo, só que nunca apresentando o mesmo número, mas acabaram construindo uma grande amizade. No mesmo ano, Jerry foi chamado para fazer apresentações em um clube chamado 500 Club, e logo na primeira semana um cantor ficou doente, e o dono do clube, amigo de Jerry, perguntou se ele conhecia alguém para substituí-lo.Jerry indicou Dean, que foi contratado. Jerry resolveu se apresentar junto com Dean, e o número foi um improviso, Dean cantava, e Jerry o interrompia com piadas de que se lembrava do Teatro de Variedades. O sucesso foi estrondoso. E esse foi o começo da dupla Martin & Lewis.




sábado, 14 de julho de 2012

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Jerry & Lays

É festa: viva a Lays! E viva a dupla Martin & Lewis (ou seria Lewis & Martin?!), que começou tudo lá atrás, na década de 50... Bom, a Lays contará tudo com mais detalhes e bem melhor do que eu...

A Lays eu conheci por uma dessas adoráveis conexões virtuais: um site fez um link para o meu blog em referência a um post (quantos estrangeirismos!) sobre o aniversário de Jerry Lewis (Carta pra o Sr. Lewise, tcharan, eis a nossa "gordinha bacana" e doidamente apaixonada pelo genial comediante das mil faces (e talentos) conversando comigo e virando, de cara, minha "pardner", tamanha a afinidade em torno da paixão pelo Cinema antigo, e, especialmente, é claro, pelo grande Jerry!

Mas é logico que essa gauchinha esperta não fica só no amado comediante novaiorquino: ela viaja também pelo Cinema inesquecível de Chaplin, Harold Lloyd (cuja coleção importada me inveja sempre que vejo a foto dos seus DVDs!), dentre tantos outros, e se embala no rock do rei Elvis e do seu amado David Grohl. Mas sua paixão incomensurável mesmo é por Jerry Lewis, colecionando, além de filmes raros, fotos, matérias e especiais com aquele impagável judeu - ao ponto de me chamar a atenção, numa das nossas conversas virtuais, para uma indagação: 
- E por que não você tem um 'blog', onde poderia colocar todas essas informações incríveis ao alcance de todos? Bom, deixe que eu farei um pra você...

E, dadas tantas pessoas bacanas já me terem ofertado lindos layouts ao longo de vários espaços virtuais que já tive, além do fato de, pra mim, promessa ser dívida, cá estou eu (juntamente ao Jerry, logo abaixo), no dia especial do seu aniversário, ofertando como uma singela lembrança (não repare, mas foi feito de coração...) este espaço onde visitantes do mundo inteiro poderão acessar as relíquias desta alucinada fã da boa Comédia: feliz aniversário, Lays Lewis (eu a batizei assim, ré,ré) - este blog é seu! E também do Jerry...

Nem preciso dizer que, como ardoroso fã do Jerry (adoro todos os seus filmes, mas o meus favoritos ainda são Professor Aloprado, A Família Fuleira, Artistas e Modelos, Errado pra Cachorro e Bancando a Ama-Seca - taí uma boa sugestão para um post, hein: qual o seu Jerry Lewis favorito?), serei visitante assíduo deste seu espaço e leitor dos seus textos, futura roteirista de Hollywood! E, como também somos "pardners", esta longa estrada virtual à frente é só o início de uma grande amizade...

Cadê o bolo da Lays que estava aqui?!