segunda-feira, 11 de março de 2013

Kathleen Freeman: A favorita de Jerry!

Kathleen nasceu em 17 de fevereiro de 1919, em Chicago (EUA). Filha de "vaudevillianos", estreou nos palcos aos 2 anos de idade. Tentou a carreira de pianista, mas não adiantou: a paixão pela profissão de atriz falou mais alto. Ganhou experiência no ramo da atuação nos palcos do teatro, e estreou no cinema em 1948. Fez trabalhos muito importantes antes de trabalhar com Jerry Lewis, como a fonoaudióloga Phoebe Dinsmore em Cantando Na Chuva (Singin' In The Rain) de 1952.

Kathleen, como Phoebe Dinsmore em Cantando na Chuva, 1952
Ela atuou ao lado de Jerry em mais de 10 filmes, sendo o primeiro deles O Rei do Circo (Three Ring Circus), 1954, seguido por Artistas e Modelos (Artists and Models), 1955, tendo papéis pequenos em ambos. Já em 1961 em O Terror das Mulheres (The Ladies Man), ela faz o seu primeiro papel importante em um filme de Lewis, a governanta Katie, que se afeiçoa por Herbert H. Heebert (Jerry Lewis), um problemático rapaz, que quer distância de jovens mulheres.

A governanta Katie, dando café da manhã para Herbert, em O Terror das Mulheres

Outro personagem notável de Kathleen em um filme de Jerry foi em O Professor Aloprado (The Nutty Professor) de 1963, onde vive a Sra. Millie Lemmon, a secretária do diretor da faculdade onde o aloprado Julius Kelp (Jerry Lewis) leciona.

Kathleen Freeman como Millie Lemmon, em O Professor Aloprado
E sem dúvidas, o seu personagem mais memorável foi em O Bagunceiro Arrumadinho (The Disorderly Orderly), 1964, em que Kathleen é a impaciente enfermeira Maggie Higgins, que trabalha em um manicômio, e não aguenta mais conviver com o atrapalhado atendente Jerome Littlefield (Jerry).

A enfermeira Higgins perdendo a paciência com o atendente Jerome.
Kathleen com certeza, foi a atriz favorita de Jerry Lewis: "Eu podia lhe dar três paginas novas no café da manhã e na hora de fazer a tomada, ela sabia tudo! Ela fazia improvisações incríveis comigo. Eu sempre deixava cena em aberto, e ela arrasava. Ela era maravilhosa!" afirma Jerry.

Vamos conferir abaixo algumas cenas de Katie no cinema:

Como Phoebe Dinsmore - Cantando na Chuva


A governanta Katie, em O Terror das Mulheres



Millie Lemmon, em O Professor Aloprado

Enfermeira Higgins, O Bagunceiro Arrumadinho 
(assista a partir dos 2:10 de vídeo)

2 comentários:

  1. Ei, este título está incompleto! O correto seria dizer "A Favorita de Jerry (e de Dilberto)"! Mas tudo bem: só em te ver postando regularmente (e atendendo, tão logo, uma das minhas súplicas!) já me deixa feliz!

    Sou fã ardoroso desta fabulosa comediante e um alucinado fã daquele genial jogo de cena que existia entre ela e Jerry - especialmente aquele contínuo e repetido "eerr..." que nunca se completava quando, diante de algum estrago, o constrangimento de Jerry (ou da própria Kethleen) ficava evidente ao ora se entreolharem arrasados,ora olharem para a câmera: de matar de rir!

    Fica uma pequena crítica (coisa de fã, 'sorry about that!'): queria saber mais sobre seus últimos trabalhos, uma vez que segui sua carreira até sua hilariante participação em "Corra que a polícia vem aí 33 e 1/3" e nunca mais soube de nenhum trabalho até sua morte (que soube por você!)...

    Mas olhe, mesmo na ausência da minha dedicatória explícita, adorei a postagem, ré, ré: parabéns, minha mais que querida LAYS LEWIS!!!

    ResponderExcluir